O mergulho de Godin

Postagem inspirada em O melhor do mundo, de Seth Godin, um dos pioneiros do marketing online e escritor de muitos livros.
Li o O melhor do mundo do Seth Godin essa semana e não aguentei: recomendei para todas as pessoas que convivem comigo.
Fiquei apaixonado pela ideia que Godin traz e pela capacidade de entregar tanto valor em somente 98 páginas. Confesso que mudou a forma como vejo o sucesso.
Vou compartilhar um pouco do que aprendi aqui, mas já deixo minha recomendação de leitura.
"Benefícios extraordinários são obtidos pela pequena minoria capaz de fazer um esforço extra e ir um pouco mais longe do que a maioria.
Benefícios extraordinários também são conquistados pela pequena minoria com coragem de desistir antes e redirecionar sua energia para algo novo.”
— Seth Godin
No geral, é uma ideia simples, mas que te faz criar consciência da existência de algo que pode ajudar muito na tomada de decisões na vida pessoal e profissional. Vou explicar.
-
😎 Pense que você acabou de ser aprovado para fazer engenharia em uma boa faculdade e, no começo, sua avó, mãe e até o cachorro vão levantar sua bola. Você vai se sentir a pessoa mais inteligente do mundo.
-
😭 Depois de um tempo de curso, você se depara com Cálculo I, II e III e vai entendendo que não era tão fácil quanto parecia. Nesse ponto, desistir é, com toda certeza, uma opção.
-
🚀 Mas pense que, caso você insista, terá um diploma e estará mais perto de um futuro promissor.
Oba! Você vai ocupar a vaga de trabalho de quem caiu no vale da morte dos cálculos!
Essa mesma ideia acontece quando você começa um projeto ou hobby em potencial — até mesmo um relacionamento…
No início é tão lindo e empolgante. Tudo são flores e maravilhas. Mas depois de um tempo, fica chato, né? Você desanima e, quando se dá conta, está engajando cada vez menos.
Você desiste. E é uma pena. Quem desiste aceita que dedicou tempo (horas, meses, anos…), dinheiro e uma boa dose de esforço que uma nova atividade traz — para nada.
Então, se você já passou por isso e não sabia, agora sabe:

Você caiu no VÃO — ou como eu gosto de chamar, o vale da morte.
O vale da morte é o que difere os campeões dos perdedores, os melhores do mundo dos medianos.
E ele existe.
Godin diz que tudo que vale a pena INSISTIR na vida tem um vale da morte. Pois, sem ele, não existiria barreira de entrada e seria impossível ser o melhor em alguma área. Aqueles que estão dispostos a se esforçar mais, e por mais tempo, estão mais perto de resultados promissores.
E o contrário acontece: tudo que vale a pena DESISTIR na vida não tem um vale. Sabe aquele emprego monótono, sem possibilidade de crescimento? Sabe aquele relacionamento arrastado?
Ele é chamado por Godin de beco sem saída. Você vai andar e andar, mas no final não chegará a lugar algum.
Uma verdadeira linha reta para o fracasso!

As pessoas medianas — aquelas que aceitaram que não vão causar nenhum tipo de impacto no contexto em que vivem — se encontram nesses lugares: no conforto antes do vale da morte ou no beco sem saída.
💡 Dica: Desista desses lugares, relacionamentos, hobbies…
No livro, também são apresentadas perguntas a se fazer antes de tomar uma decisão sobre começar ou não uma nova atividade, como:
- Isso é um beco sem saída? (Vai me fazer crescer ou andar em linha reta?)
- Estou disposto a cumprir os requisitos que o vale da morte vai trazer?
- O sucesso que virá compensa o vale da morte?
Seth vai dizer que, se você não está disposto a atravessar o Vão no projeto novo, nem comece! O mundo já tem muitos medíocres que insistem em coisas que não gostam.
Procure outra atividade/projeto que você possa vir a gostar mais — e vá fundo!
Ter consciência de onde você se encontra é fundamental. E, mais importante: saiba quando desistir e, claro, quando insistir.
“A reação mais comum diante de um Vão é tentar fazer o que é mais seguro:
um trabalho comum, irrepreensível, que não possa ser criticado.Ao se deparar com um Vão, as pessoas tentam ser bem-sucedidas ficando na média.
Esse é o motivo por que tão poucas pessoas acabam sendo consideradas os melhores do mundo.
Para ser uma grande estrela, você precisa fazer algo excepcional.”
— Seth Godin
O mergulho de Godin